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Projeto Pedagógico

  • O Curso de Graduação de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da UFRJ:

    • oferece aos seus alunos variadas oportunidades de formação técnico-científica profissionalizante;

    • possibilita uma sólida apreensão dos fundamentos gerais da Engenharia Mecânica e sua aplicação a vários de seus domínios de especialização.

  • O Projeto Pedagógico do Curso é um documento público e está disponível para consulta.

Objetivo

  • O objetivo geral do Curso é propiciar aos estudantes:

    • o desenvolvimento de suas aptidões profissionais e técnico-científicas;

    • a aquisição de conhecimentos especializados aplicáveis a problemas de engenharia;

    • o domínio de métodos e técnicas de análise, projeto e construção de sistemas mecânicos complexos.

  • O Curso é estruturado para ser concluído em dez períodos semestrais por estudantes com dedicação integral.

Atividades

  • Além das aulas, exames e demais atividades escolares, os alunos são estimulados a dedicarem-se às atividades correntes nos laboratórios. Nestes, são realizados estudos e projetos diversos tais como: preparação de experiências didáticas e ilustrativas, atividades de prestação de serviços, atividades de pesquisa etc...

  • Frequentemente, as atividades de pesquisa envolvem estudantes do Curso de Graduação em colaboração com alunos de Cursos de Pós-graduação, sob orientação e acompanhamento docente.

  • Nos períodos finais do Curso, os alunos devem engajar-se num Estágio Curricular, normalmente realizado num ambiente - empresa, indústria, laboratório etc... - em que devem defrontar-se com as condições reais da atuação profissional do engenheiro mecânico.

  • A última etapa do Curso é o Projeto Final, cujo tema é definido conjuntamente pelo aluno e seu professor-orientador.

  • A elaboração do Projeto Final objetiva exercitar a aplicação dos conhecimentos adquiridos, de métodos e técnicas de projeto de sistemas e equipamentos mecânicos, em situações que simulam condições reais da atuação profissional do engenheiro mecânico.

Destino dos Egressos

  • Os concluintes do Curso de Engenharia Mecânica da UFRJ facilmente encontram posições interessantes no mercado de trabalho, sendo elevado o índice de aprovação dos egressos nos processos seletivos de diversos tipos.

  • Frequentemente, antes do final do Curso, vários concluintes já têm comprometimentos profissionais com empresas, indústrias ou outras instituições.

  • Os egressos que escolhem encaminhar-se para estudos de pós-graduação geralmente são aceitos sem dificuldade nos programas de mestrado ou de doutorado das universidades para as quais se candidatam.

Avaliação

  • O Curso de Graduação de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da UFRJ obteve conceito 4, no último processo de avaliação realizado, em 2019, pelo Ministério da Educação.

Comissão da Graduação

  • As Comissões da Graduação são responsáveis por encaminhar assuntos relacionados ao curso de Engenharia Mecânica. Atualmente, estas comissões estão formadas segundo a seguinte distribuição:

 

1) Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Engenharia Mecânica:

 

- Vitor Ferreira Romano - PRESIDENTE

- Fernando Augusto de Noronha Castro Pinto

- Flávio de Marco Filho

- Helcio Rangel Barreto Orlande

- Lavínia Maria Sanabio Borges

- Fernando Alves Rochinha

 

2) COAA (Coordenação de Orientação e Apoio Acadêmico) da Engenharia Mecânica:

 

- Gabriel Lisbôa Veríssimo - PRESIDENTE

- Fábio da Costa Figueiredo

- Carolina Palma Naveira Cotta

- Flávio de Marco Filho

- Daniel Alves Castello

- Jenifer da Silva Rodrigues (Representante Discente)

- Lucas Borges Menezes (Representante Discente)

 

3) Comissão de Estágio da Mecânica:

 

- Gabriel Lisbôa Verissimo - PRESIDENTE

- Fábio da Costa Figueiredo

- Albino José Kalab Leiroz

 

4) Comissão de Projeto de Conclusão de Curso:

 

- Fábio da Costa Figueiredo - PRESIDENTE - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Gabriel Lisbôa Verissimo - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Gustavo Rabello dos Anjos

 

No caso da COAA devem ser escolhidos em breve novos representantes discentes.

Objetivos

  • O Programa de Engenharia Mecânica - PEM-COPPE/UFRJ visa formar Mestres e Doutores em Engenharia Mecânica com conhecimentos técnico-científicos avançados, capazes de atuar em atividades de ensino e pesquisa, especializados na aplicação de técnicas e métodos avançados à prática da Engenharia Mecânica .

  • As possibilidades da pós-graduação são amplas e diversificadas, para atender às demandas de um mercado de trabalho cada vez mais segmentado, em um ambiente tecnológico de alto nível, em constante evolução.

  • As aulas e as Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado oferecem oportunidades para um maior desenvolvimento dos princípios e fundamentos teóricos e metodológicos assim como a aplicação de técnicas avançadas de Engenharia Mecânica.

  • Os cursos de Mestrado e Doutorado são estruturados para serem concluídos, pelos alunos com dedicação exclusiva, em dois e quatro anos, respectivamente. 

História

  • Fundado em 1965, o PEM é o segundo programa de pós-graduação criado na COPPE/UFRJ, sendo um dos primeiros programas do país na área.

  • O PEM-COPPE/UFRJ tem contribuído para a formação de um grande número de pessoas, que se tornaram professores e pesquisadores, instituindo diversos programas de pós-graduação em Engenharia Mecânica por todo o país.

  • Desde a sua criação, o Programa oferece a seus alunos uma formação educacional de pós-graduação voltada para o domínio dos fundamentos dos fenômenos, processos e sistemas tecnológicos da Engenharia Mecânica. Os conteúdos e temas das aulas e a metodologia escolhidos em nossas Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado refletem essas tendências.

Tendências

  • Atualmente, os interesses programáticos e temáticos das atividades conduzem os mestres e doutores do programa a:

    • atividades de ensino e pesquisa em instituições de ensino superior;

    • departamentos de pesquisa de empresas de alta tecnologia - por exemplo, empresas de petróleo e energia;

    • atuação em empresas com projetos e consultoria.

Avaliação

  • Desde 2001, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da COPPE/UFRJ obteve a nota máxima na Avaliação CAPES dos Programas de Pós-Graduação do Ministério da Educação. Em uma escala de 1 a 7, foram obtidos os seguintes conceitos pelo PEM-COPPE/UFRJ:

      • Avaliação de 2017, quadriênio 2013-2016:      conceito 7
      • Avaliação de 2013, triênio 2010-2012:            conceito 7
      • Avaliação de 2010, triênio 2007-2009:            conceito 7
      • Avaliação de 2007, triênio 2004-2006:            conceito 7
      • Avaliação de 2004, triênio 2001-2003:             conceito 6
      • Avaliação de 2001, triênio 1998-2000:             conceito 6

     

 

Áreas de Concentração

  • As Áreas de Concentração definem domínios amplos do conhecimento aos quais se referem as atividades regulares de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços realizadas, de forma integrada, no Programa e no Departamento de Engenharia Mecânica.

Linhas de Pesquisa

  • As Linhas de Pesquisa definem os domínios temáticos em que há decisão e disposição institucional para a realização de atividades de pesquisa técnico-científica e de desenvolvimento tecnológico.

  • Cada Linha de Pesquisa pode ser associada a uma das Áreas de Concentração de atuação integrada do DEM e do PEM.

Projetos

  • Os Projetos são definidos e coordenados por membros do corpo docente.

  • Cada Projeto pode ser associado a uma das Linhas de Pesquisa.

  • Equipe do Projeto é constituída especificamente para a sua realização.

  • Grande diversidade de Linhas de Pesquisa e Projetos disponíveis para atuação dos alunos da Engenharia Mecânica.

  • Geralmente, o financiamento dos Projetos é feito pelas agências públicas de fomento à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico.

  • Frequentemente, Projetos são realizados em parceria com empresas, instituições públicas e entidades não acadêmicas, sendo por estas financiados.

Produção Intelectual

  • Produção Intelectual refere-se a todas as formas de registro e divulgação dos resultados das atividades de Pesquisa.

  • Na Engenharia Mecânica, a Produção Intelectual compreeende a Produção Bibliográfica, a Produção Técnica e, eventualmante, a Produção Artística.

  • A Produção Bibliográfica compreende todas as modalidades de publicações.

  • A Produção Técnica compreende os relatórios de atividades; a organização de eventos técnico-científicos; o desenvolvimento de métodos, técnicas e processos; o registro de patentes; e outras atividades relacionadas ao ou que resultem do desenvolvimento dos Projetos.

Ética em Pesquisa

  • Discussões na UFRJ em torno da questão da ética em pesquisa, que envolve temas como integridade em pesquisa, participação de seres humanos ou animais em pesquisa, patrimônio genético, biossegurança e relação universidade e empresa, são da competência da Câmara Técnica em Ética em Pesquisa (CTEP/UFRJ).

  • Ver: memorando da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e Material Informativo.

Notícias (feeds)

  • Esta é uma forma concisa e direta de acesso rápido às notícias e comunicações das agências públicas de fomento à pós-graduação e à pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico que mais significativamente apoiam e financiam as atividades de pesquisa na Engenharia Mecânica.

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