Consultem também:
- Calendário Acadêmico: aqui.
- Manual do estudante da Escola Politécnica: aqui.
- Projeto pedagógico do curso de Engenharia Mecânica: aqui.
- Informações sobre intercâmbio acadêmico: aqui.
- Critérios do SIGA: aqui.
- Datas previstas para Colação de Grau: aqui.
- Mensagem aos Egressos da Engenharia Mecânica DEM/PEM: aqui.
1.1. Assuntos da coordenação devem ser tratados na sala da coordenação G-202. Dúvidas podem ser tiradas por email ou com o secretário da Mecânica (G-202). Para conversar com o coordenador, vocês devem marcar um horário na secretaria da Mecânica.
2.6. Mais de 32 créditos. Não é possível fazer mais do que 32 créditos, a menos que o aluno esteja se formando (último período). Nesse caso, o aluno deve ficar atento aos informes para que a situação seja regularizada no meio do período.
2.8. Mais de 1/3 fora do curso. Não é possível fazer mais do que 1/3 das disciplinas fora do curso de Engenharia Mecânica, a menos que o aluno pretenda mudar de curso. Nesse caso o aluno deve abri um processo no protocolo do CT (bloco A, 1o andar), e a autorização será dada apenas por um semestre.
2.10. Não é permitido cursar disciplinas caso o aluno não tenha cursado o seu pré-requisito. Exceções podem ser abertas no caso do aluno ser formando.
3.1 Verificar lista de atividades ACEs em http://www.poli.ufrj.br/
4. Intercâmbio
4.1. O aluno deve regularizar a sua ida para intercâmbio junto a Diretoria Adjunta de Relações Internacionais (DARI). O aluno que viajar sem regularizar a sua situação pode ter a matrícula cancelada.
4.2. O aluno que faz intercâmbio irá, quase certamente, atrasar a sua data de formatura. Mesmo assim, todos os alunos relatam que a experiência vivida valeu a pena. Façam disciplinas interessantes com professores referências das universidades estrangeiras. Aproveitem o que a universidade tiver de melhor.
4.3. Não existe equivalência de disciplinas a priori. Isso porque os planos sempre mudam, e haveria trabalho dobrado.
4.4. Para serem aceitas equivalências, a regra é de pelo menos 75% da ementa e de pelo menos 75% da carga horária. Não há flexibilidade quanto à carga horária. Para equivalência de disciplinas eletivas, há uma certa flexibilidade quanto à ementa. Para equivalência de disciplinas obrigatórias, há rigor.
4.5. É possível juntar blocos de disciplinas para a equivalência. Por exemplo, duas disciplinas de 30h feitas na universidade estrangeira podem equivaler a uma disciplina de 60h da UFRJ.
4.6. Para validar estágio, verifique regras específicas em:
http://www.poli.ufrj.br/
4.7. Intercâmbio com duplo diploma. Verificar resolução:
http://www.poli.ufrj.br/
4.8. O aluno deve abrir um processo de dispensa de disciplina no protocolo do CT (bloco A, 1o andar). Caso o aluno já tenha aberto um processo de dispensa, ele terá que desarquiva-lo. Leiam mais resoluções em
http://www.poli.ufrj.br/interc
http://www.poli.ufrj.br/
5.1. Verificar regras em http://www.poli.ufrj.br/
5.2. O coordenador é responsável por assinar apenas o plano de estágio. O contrato de estágio (termo de compromisso) deve ser assinado pela Escola Politécnica. Vocês podem deixar o plano a qualquer momento na secretaria da Mecânica (G-202), que eu assino assim que puder. Não precisa marcar atendimento.
5.3. Não existe a possibilidade de validar um estágio retroativamente. Portanto, regularize a sua situação antes de começar o seu estágio.
5.4. Estágio Obrigatório: o aluno deve se inscrever na disciplina EEW X00 - Projeto de Graduação, e as atividades do estágio devem estar diretamente relacionadas à Engenharia Mecânica.
5.5. Estágio Interno: o aluno pode fazer estágio em algum laboratório da Escola Politécnica/COPPE, sob a orientação de um professor responsável. Os procedimentos são os mesmos que para um estágio realizado em um empresa.
http://www.poli.ufrj.br/
6.1. A Norma para o Projeto de Graduação, ou Projeto de Final, se encontra em:
http://mecanica.scire.coppe.
6.2. O calendário pode ser consultado em http://www.poli.ufrj.br/colaca
6.3. Cuidado com o prazo. Com uma semana de antecedência você deve deixar um exemplar do seu Projeto Final na secretaria da Mecânica, junto com a folha de divulgação.
6.4. Não deixe para defender o projeto de Graduação nas últimas semanas, pois você terá dificuldade de formar a banca de professores.
7.1. COAA - Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico: essa comissão avalia processos de (des)trancamento de matrícula, (des)cancelamento de matrícula, e orienta alunos que estão em situação acadêmica complicada.
8.3. Acompanhe o seu BOA (Boletim de Orientação Acadêmica). Nele consta o grupo de disciplinas obrigatórias que você deve cursar; o grupo de eletivas (ou de escolha condicionada) do qual você deve cursar um certo número de créditos; o grupo de humanas; e o grupo de eletivas livres, número de créditos que devem ser cursados com disciplina que não esteja no seu BOA. Para se formar Engenheiro, o seu BOA deve estar 'zerado'.
8.5. Se vocês repetirem muitas vezes uma disciplina, ou tiverem com o CR muito baixo, procurem orientação do seu orientador acadêmico.
9. Representação Discente
Iago Bastos Dalfior dos Santos (suplente)
9.3. Representantes discente no Colegiado da Mecânica
Gabriel Sobral Wernek (titular)
Eduardo Leal Ferraz Pereira (suplente)
10.1. Todos os processos (Dispensa de Disciplina, Homologação de Grau, Exclusão de Reprovação etc) devem ser abertos no protocolo do CT (bloco A, 1o andar). A documentação necessária para abertura de processo deve ser verificada no próprio bloco A.
Secretaria: Horário de Atendimento
2a a 6a feiras - das 10:30 h às 13:00 h e das 14:30 h às 17:00 h.