A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR2/UFRJ) está com inscrições abertas para a segunda edição do concurso 3 Minutos de Tese (3MT UFRJ) 2026. A iniciativa tem como objetivo incentivar a divulgação científica e estimular doutorandos e doutores recém-titulados a apresentarem suas pesquisas de forma clara, objetiva e acessível ao público em apenas três minutos.
Inspirado no modelo internacional Three Minute Thesis (3MT), o concurso busca fortalecer a comunicação da ciência, aproximando a produção acadêmica da sociedade e desenvolvendo competências importantes para a carreira dos pesquisadores, como síntese, criatividade e capacidade de comunicação.
Podem participar doutorandos regularmente matriculados na UFRJ e doutores titulados pela Universidade que tenham defendido sua tese a partir de 26 de junho de 2025, conforme os critérios estabelecidos no edital. As inscrições estarão abertas até o dia 10 de agosto de 2026.
A competição contará com etapas de avaliação, votação do público e uma final presencial, reunindo participantes das diferentes áreas do conhecimento. Além de valorizar a pesquisa desenvolvida na Universidade, o concurso contribuirá para ampliar o diálogo entre a ciência e a sociedade.
Os interessados podem consultar o edital completo, o cronograma e realizar a inscrição por meio da página oficial do concurso.
Evento: 2ª edição do 3 Minutos de Tese da UFRJ (3MT UFRJ) 2026
Público-alvo: Doutorandos regularmente matriculados e doutores titulados pela UFRJ, conforme requisitos do edital.
Prazo para inscrições: Até 10 de agosto de 2026
Acesse AQUI o formulário de Inscrição.
Final presencial: 05 de novembro de 2026
Fonte: PR2 UFRJ
