A Coppe/UFRJ recebeu, no dia 16 de julho, dirigentes da Constellation, uma das maiores empresas brasileiras de perfuração de poços de petróleo e gás, para uma visita técnica voltada à apresentação de pesquisas e tecnologias desenvolvidas na instituição, com foco em inovação e sustentabilidade no setor de energia. Com 45 anos de atuação e oito plataformas offshore em operação no Brasil, atendendo empresas como Petrobras e Shell, a Constellation se prepara para incorporar uma nova unidade ao seu portfólio e tem como prioridade estratégica a descarbonização de suas operações, especialmente no que diz respeito ao uso intensivo de diesel para geração de energia.
Durante o encontro, foram apresentadas soluções voltadas ao aumento da eficiência operacional e à redução de impactos ambientais, envolvendo o uso de software especializado, inteligência artificial, robótica e ferramentas de monitoramento em tempo real. O CEO da Constellation, Rodrigo Ribeiro, destacou a importância da aproximação com a academia e elogiou a capacidade da Coppe em desenvolver pesquisas alinhadas às demandas do setor produtivo. Também participaram da visita o diretor Comercial e de Inovação, Thiago Schimmelpfennig, e o gerente de Inovação, Paulo Silva.
A apresentação institucional foi conduzida pela diretora da Coppe, Suzana Kahn, pelo vice-diretor, Marcello Campos, pela diretora de Tecnologia e Inovação, Marysilvia Costa, e pelo diretor do Centro Virtual de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono, Alfredo Renault. Marcello Campos ressaltou que grande parte dos projetos da Coppe é voltada para a área de óleo e gás, com crescimento expressivo de iniciativas ligadas à transição energética. Ele também destacou o papel da unidade Embrapii-Coppe, que permite a realização de projetos conjuntos com o setor produtivo, e da Fundação Coppetec, responsável pela gestão segura de contratos e convênios.
As apresentações técnicas ficaram a cargo dos professores Aquilino Senra Martinez (Laboratório de Análise Neutrônica e Computacional de Reatores), Alessandro Jacoud (Laboratório de Controle e Automação, Engenharia de Aplicação e Desenvolvimento – Lead), Albino José Leiroz (Laboratório de Máquinas Térmicas), Fabricio Nogueira Corrêa (Laboratório de Métodos Computacionais e Sistemas Offshore) e do próprio Marcello Campos (Laboratório de Sinais, Multimídia e Telecomunicações).
A visita marca um passo importante para o fortalecimento da relação entre a Coppe e a Constellation, com perspectiva de futuras parcerias voltadas à inovação tecnológica, eficiência energética e à sustentabilidade das operações no setor de petróleo e gás.
Fonte: COPPE UFRJ