Prezados alunos,
 
Seguem orientações gerais logo abaixo. Por favor consultem este texto antes de procurar a Coordenação Acadêmica da Graduação com alguma dúvida.

Consultem também:

- Calendário Acadêmico: aqui.

- Manual do estudante da Escola Politécnica: aqui.

- Projeto pedagógico do curso de Engenharia Mecânica: aqui.

- Informações sobre intercâmbio acadêmico: aqui.

- Critérios do SIGA: aqui.

- Datas previstas para Colação de Grau: aqui.

- Mensagem aos Egressos da Engenharia Mecânica DEM/PEM: aqui.

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Sds,
Coordenador Acadêmico do Curso de Engenharia Mecânica
Departamento de Engenharia Mecânica
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
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1. Coordenação

1.1. Assuntos da coordenação devem ser tratados na sala da coordenação G-202. Dúvidas podem ser tiradas por email ou com o secretário da Mecânica (G-202). Para conversar com o coordenador, vocês devem marcar um horário na secretaria da Mecânica.

1.2. Documentos que necessitem de assinatura, vocês podem deixar a qualquer momento na secretaria da Mecânica (G-202), que eu assino assim que puder. Não precisa marcar atendimento.

2. Inscrição em disciplinas
 
2.1. Leiam o manual da inscrição - SIGA: http://www.if.ufrj.br/wp-uploads/2013/03/Manual-Inscricao-em-Disciplina-UFRJ.pdf

2.1 Dúvidas sobre o sistema SIGA devem ser tiradas com a DRE (Divisão de Registro de Estudantes, que fica no prédio do CCMN - em frente ao bloco A), com o secretário da Mecânica G-202, ou com a secretaria acadêmica da POLI.
 
2.2. Periodização. Verifiquem o seu período no SIGA, ele é importante como critério de prioridade na inscrição das disciplinas. O aluno só é re-periodizado uma única vez, no caso dele ter vindo de transferência ou voltado de intercâmbio. O aluno deve preencher formulário de periodização que se encontra em http://www.poli.ufrj.br/secretaria_form_alteracao_periodizada.php e deixá-lo na secretaria da Mecânica.
 
2.3. Falta de vagas. Infelizmente existem muitas turmas da Escola Politécnica com lotação esgotada. A coordenação da Mecânica e a Diretoria da Escola Politécnica fazem o possível para aumentar o número de vagas das turmas. A diretoria negocia o aumento de vagas com os outros institutos (matemática, física,..), e a coordenação negocia o aumento de vagas das turmas EEK.

2.4. A política da coordenação é de não abrir vaga para esse ou para aquele aluno. O critério pré-definido no siga é respeitado. O limite de vagas das salas também é respeitado.

2.5. Fique atento à sua CRID (Confirmação de Registro de Inscrição em Disciplinas). Aluno com inscrição irregular em disciplina não terá o Grau Final registrado no sistema. Guarde o PDF da sua CRID para ter esse registro.

2.6. Mais de 32 créditos. Não é possível fazer mais do que 32 créditos, a menos que o aluno esteja se formando (último período). Nesse caso, o aluno deve ficar atento aos informes para que a situação seja regularizada no meio do período.

2.7. Menos de 6 créditos. Não é possível fazer menos do que 6 créditos, a menos que o aluno esteja se formando (último período). Nesse caso, o aluno deve ficar atento aos informes para que a situação seja regularizada no meio do período.

2.8. Mais de 1/3 fora do curso. Não é possível fazer mais do que 1/3 das disciplinas fora do curso de Engenharia Mecânica, a menos que o aluno pretenda mudar de curso. Nesse caso o aluno deve abri um processo no protocolo do CT (bloco A, 1o andar), e a autorização será dada apenas por um semestre.

2.9. Não é permitido cursar disciplinas com superposição de horários.

2.10. Não é permitido cursar disciplinas caso o aluno não tenha cursado o seu pré-requisito. Exceções podem ser abertas no caso do aluno ser formando.

2.11. Disciplinas com código COM são da pós-graduação. Verifiquem com o professor responsável pela disciplina se vale a pena vocês se inscreverem nela.

3. ACE - Atividades Complementares Especiais

3.1 Verificar lista de atividades ACEs em http://www.poli.ufrj.br/graduacao_aces.php. Nesse mesmo link, vocês vão encontrar os formulários correspondentes a cada atividade. Para validar uma ACE vocês devem preencher o formulário apropriado e deixá-lo na G-202, junto com o comprovante de que a atividade foi desenvolvida.

4. Intercâmbio

4.1. O aluno deve regularizar a sua ida para intercâmbio junto a Diretoria Adjunta de Relações Internacionais (DARI). O aluno que viajar sem regularizar a sua situação pode ter a matrícula cancelada.

4.2. O aluno que faz intercâmbio irá, quase certamente, atrasar a sua data de formatura. Mesmo assim, todos os alunos relatam que a experiência vivida valeu a pena. Façam disciplinas interessantes com professores referências das universidades estrangeiras. Aproveitem o que a universidade tiver de melhor.

4.3. Não existe equivalência de disciplinas a priori. Isso porque os planos sempre mudam, e haveria trabalho dobrado.

4.4. Para serem aceitas equivalências, a regra é de pelo menos 75% da ementa e de pelo menos 75% da carga horária. Não há flexibilidade quanto à carga horária. Para equivalência de disciplinas eletivas, há uma certa flexibilidade quanto à ementa. Para equivalência de disciplinas obrigatórias, há rigor.

4.5. É possível juntar blocos de disciplinas para a equivalência. Por exemplo, duas disciplinas de 30h feitas na universidade estrangeira podem equivaler a uma disciplina de 60h da UFRJ.

4.6. Para validar estágio, verifique regras específicas em:
http://www.poli.ufrj.br/arquivos/resolucoes/Resolucao_n_02_de_27_03_13_Regulamenta_Estagios_Academicos_realizados_por_alunos_da_Escola_Politecnica_no_Exterior.pdf

4.7. Intercâmbio com duplo diploma. Verificar resolução:
http://www.poli.ufrj.br/arquivos/resolucoes/N_02_de_2014_Normas_Validacao_Creditos_Duplo_Diploma.pdf

4.8. O aluno deve abrir um processo de dispensa de disciplina no protocolo do CT (bloco A, 1o andar). Caso o aluno já tenha aberto um processo de dispensa, ele terá que desarquiva-lo. Leiam mais resoluções em
http://www.poli.ufrj.br/intercambio/pt-br/index.php
http://www.poli.ufrj.br/resolucoes.php
 
5. Estágio

5.1. Verificar regras em http://www.poli.ufrj.br/graduacao_estagio.php

5.2. O coordenador é responsável por assinar apenas o plano de estágio. O contrato de estágio (termo de compromisso) deve ser assinado pela Escola Politécnica. Vocês podem deixar o plano a qualquer momento na secretaria da Mecânica (G-202), que eu assino assim que puder.  Não precisa marcar atendimento.

5.3. Não existe a possibilidade de validar um estágio retroativamente. Portanto, regularize a sua situação antes de começar o seu estágio.

5.4. Estágio Obrigatório: o aluno deve se inscrever na disciplina EEW X00 - Projeto de Graduação, e as atividades do estágio devem estar diretamente relacionadas à Engenharia Mecânica.

5.5. Estágio Interno: o aluno pode fazer estágio em algum laboratório da Escola Politécnica/COPPE, sob a orientação de um professor responsável. Os procedimentos são os mesmos que para um estágio realizado em um empresa.

5.6. Estágio no Exterior: verifique regras específicas em:
http://www.poli.ufrj.br/arquivos/resolucoes/Resolucao_n_02_de_27_03_13_Regulamenta_Estagios_Academicos_realizados_por_alunos_da_Escola_Politecnica_no_Exterior.pdf
 
5.7. Algumas oportunidades de estágio são divulgadas em http://www.poli.ufrj.br/polioportunidades.php

6. Projeto de Graduação

6.1. A Norma para o Projeto de Graduação, ou Projeto de Final, se encontra em:
http://mecanica.scire.coppe.ufrj.br/ufrj-em/index.php?option=com_content&view=article&id=60&Itemid=126&lang=pt#.VCRkI-cvTDM

6.2. O calendário pode ser consultado em http://www.poli.ufrj.br/colacao/

6.3. Cuidado com o prazo. Com uma semana de antecedência você deve deixar um exemplar do seu Projeto Final na secretaria da Mecânica, junto com a folha de divulgação.

6.4. Não deixe para defender o projeto de Graduação nas últimas semanas, pois você terá dificuldade de formar a banca de professores.

7. Comissões

7.1. COAA - Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico: essa comissão avalia processos de (des)trancamento de matrícula, (des)cancelamento de matrícula, e orienta alunos que estão em situação acadêmica complicada.

7.2. Comissão de Projeto Final: essa comissão é responsável pelas regras referentes ao Projeto de Graduação ou Projeto Final.
 
7.3. Núcleo Estruturante do Curso: essa comissão é responsável por refletir e propor modificações relacionadas à estrutura do curso de Engenharia Mecânica.

7.4. Comissão da Graduação: essa comissão é responsável por deliberar sobre qualquer situação não prevista nas regras do curso.

Obs. Clique aqui para conhecer a composição dessas comissões.

8. Orientação Acadêmica

8.1. A todo aluno é designado um Prof. orientador acadêmico. Por favor procurem-no para pedir orientação acadêmica sobre inscrição em disciplinas, estágio, etc.
 
8.2. Verifique quem é o seu orientador acadêmico na sua CRID (Confirmação de Registro de Inscrição em Disciplinas).

8.3. Acompanhe o seu BOA (Boletim de Orientação Acadêmica). Nele consta o grupo de disciplinas obrigatórias que você deve cursar; o grupo de eletivas (ou de escolha condicionada) do qual você deve cursar um certo número de créditos; o grupo de humanas; e o grupo de eletivas livres, número de créditos que devem ser cursados com disciplina que não esteja no seu BOA. Para se formar Engenheiro, o seu BOA deve estar 'zerado'.

8.4. Se vocês repetirem muitas vezes uma disciplina, ou tiverem com o CR muito baixo, procurem orientação do seu orientador acadêmico.

8.5. Se vocês repetirem muitas vezes uma disciplina, ou tiverem com o CR muito baixo, procurem orientação do seu orientador acadêmico.

8.6. Verifiquem a resolução CEG 10/2004: http://www.im.ufrj.br/coaaim/ceg10_04_jubilamento.pdf. Ela determina condições para o cancelamento da matrícula (jubilamento) por insuficiência de rendimento acadêmico.

9. Representação Discente

9.1. Uma vez a cada um (dois) ano(s) são feitas eleições para representação discente.

9.2. Representantes discentes na COAA
  Lucas Barros Gonçalves (titular)
  Iago Bastos Dalfior dos Santos (suplente)

9.3. Representantes discente no Colegiado da Mecânica
  Gabriel Sobral Wernek (titular)
  Eduardo Leal Ferraz Pereira (suplente)
 
10. Processos

10.1. Todos os processos (Dispensa de Disciplina, Homologação de Grau, Exclusão de Reprovação etc) devem ser abertos no protocolo do CT (bloco A, 1o andar). A documentação necessária para abertura de processo deve ser verificada no próprio bloco A.
 


Secretaria: Horário de Atendimento

2a a 6a feiras - das 10:30 h às 13:00 h e das 14:30 h às 17:00 h.